PARSUK

A PARSUK – Portuguese Association of Researchers and Students in the United Kingdom – é uma associação independente, sem fins lucrativos ou afiliação política. 

Patrocinadores
MarcaCGD.png
Apoio
Institucional

© 2018 por PARSUK - Portuguese Association of Researchers and Students in the UK.

Xpand-PALOP

A iniciativa Xpand-PALOP acontece anualmente e dá a oportunidade a licenciados de Angola, Moçambique e Cabo Verde a realizarem um estágio de 4 ou 8 semanas no Reino Unido, sob a orientação de um membro PARSUK.

O Xpand-PALOP tem como objectivo promover o desenvolvimento científico nestes países, particularmente na área da Saúde, e aumentar a visibilidade do conhecimento e competências dos alunos dos PALOPs no Reino Unido, bem como estreitar colaborações entre as instituições dos PALOPs e britânicas.

As bolsas Xperience permitem:

  • o crescimento pessoal e profissional do estagiário;

  • o crescimento pessoal e profissional do orientador;

  • o estabelecimento e fortalecimento de redes de contacto e parcerias entre os países e as instituições envolvidas.

Xpand-PALOP 2019-2020: Candidaturas para orientadores estão abertas.

O programa Xpand-PALOP está reaberto com uma bolsa! Se és membro da PARSUK e gostarias de receber um aluno nacional e residente dos PALOP entre Janeiro e Março 2020 podes agora candidatar-te até dia 15 de Setembro de 2019. O projecto pode ser de 4 ou 8 semanas, dependendo da tua disponibilidade. Consulta já o regulamento aqui (versões portuguesa e inglesa).

Regulamento

(Português)

Regulamento

(Inglês)

André Antunes, Orientador XPAND-PALOP 2018

Da minha parte, considero que o balanço desta participação no programa Xpand-PALOP da PARSUK é extremamente positivo, quer do ponto de vista de produção científica, quer do ponto de vista de promoção de colaborações futuras. Discutimos amplamente possíveis futuras colaborações e estou certo que voltaremos a colaborar em projectos futuros

Helena Batalha, Orientadora XPAND-PALOP 2018

De um modo geral, o programa PARSUK-XPAND PALOP parece-me uma excelente oportunidade para que jovens dos PALOP possam adquirir novos conhecimentos científicos no Reino Unido. Sem dúvida que o facto de a orientação ser feita por um português ajuda, por causa da língua em comum e de algumas semelhanças culturais. Também me parece uma excelente oportunidade para os jovens doutorandos portugueses começarem a adquirir experiência em orientação de alunos.