top of page
  • Foto do escritorPARSUK

10 anos Xperience. Conhece o TOP10 das conquistas


Foto: PARSUK/DR

A PARSUK celebra 10 anos de bolsas Xperience - a primeira iniciativa criada para os membros sob a liderança da Comissão Executiva 2012/2013, com David Tomaz enquanto presidente.

Esta é uma oportunidade única para estudantes de licenciatura ou mestrado em Portugal passarem quatro semanas durante o verão num centro de investigação ou faculdade no Reino Unido para uma troca de experiências e cultura.


Com o marco do 10.º aniversário das Xperience, gostaríamos de partilhar o Top 10 de conquistas desta iniciativa:

1. Foram atribuídas > 40 bolsas

2. Quatro áreas de investigação: ciências naturais, engenharia e tecnologia, ciências médicas e da saúde, ciências sociais

3. >38,000€ investidos

4. TOP 5 de universidades mais representadas (University College London, University of Hull, University of Strathclyde e King's College London) com 82% de bolseiros do sexo feminino, 18% masculino (maior % entre os 25-29 anos)

5. Dois artigos científicos e dois estagiários foram a conferências

6. O programa PARSUK Xperience encorajou mais de 800 candidaturas de estudantes com interesse em investigação e mobilidade no Reino Unido.

7. Foram apoiados 22 projetos de investigação, impulsionando a independência científica de 20 investigadores

8. O programa promoveu 16 instituições britânicas junto de estudantes universitários portugueses e suas respetivas instituições de ensino

9. Cerca de 13.6% do total dos estagiários Xperience encontram-se neste momento a viver no Reino Unido

10. Entende-se que o programa foi ainda uma oportunidade para os estagiários perceberem se queriam prosseguir os seus estudos, sendo que pelo menos 22.7% de todos os bolseiros seguiram para doutoramento.

Os estudantes que ganharam as bolsas descrevem esta oportunidade como uma forma de “ter mais experiências científicas, pessoais e culturais” e de serem responsáveis “pelo desenvolvimento de um projeto e perceber as dificuldades reais que um aluno de doutoramento enfrenta no dia-a-dia”.


As Xperience permitiram também a muitos dos orientadores ter uma primeira experiência de orientação, tão importante para a sua formação, principalmente enquanto estudantes de Doutoramento ou ECRs.


Este programa ajuda à manutenção da ligação entre os orientadores e o ambiente científico do seu país de origem, mantendo acesa o sentimento de que estão a contribuir para o país que os introduziu à investigação científica.


As Xperience são uma parceria com a Caixa Geral de Depósitos.


63 visualizações0 comentário
bottom of page