Estamos aqui para te ajudar! Esperamos que as Questões Mais Frequentes aqui te ajudem na maioria das tuas questões. Se não conseguires encontrar resposta às tuas perguntas entra em contacto connosco aqui.

Frequently asked questions

Membership


Bilateral Research Fund

O que é o Bilateral Research Fund?


O Bilateral Research Fund foi criado em 2020 para apoiar o estabelecimento e o desenvolvimento de vínculos de investigação entre universidades e institutos de investigação no Reino Unido e Portugal.




Qual é o orçamento destinado a este fundo?


O orçamento total destinado ao Bilateral Research Fund é de 15,000 EUR. Cada bolsa pode atingir o valor máximo de 3,000 EUR.




Qual é o valor monetário atribuído a cada bolsa?


O valor total atribuído a cada bolsa depende do projeto e do seu plano de trabalhos. Cada bolsa de investigação pode atingir o valor máximo de 3,000 EUR.




Quantas bolsas serão atribuídas?


Na edição de 2021 serão atribuídas 4 bolsas.




O valor da bolsa é atribuído a cada participante ou a cada projeto?


A bolsa é atribuída por projeto e não a cada participante.




Que tipo de despesas são cobertas pela bolsa?


Os fundos devem ser utilizados principalmente para apoiar as despesas de viagem, alojamento e subsistência associadas a visitas individuais ou em grupo a Portugal (de investigadores com sede no Reino Unidos) e/ou no Reino Unido (de investigadores com sede em Portugal). O valor da bolsa pode também ser usado para cobrir custos de investigação em pequena escala, como consumíveis de laboratório, licenças de software ou assistência na recolha e análise de dados. No entanto, o fundo não deve ser utilizado para adquirir equipamento, uma vez que é esperado o mesmo ser fornecido pelas instituições de origem dos requerentes, e também não pode ser utilizado para cobrir despesas gerais.




Qual é a duração da bolsa?


Cada bolsa deve ter uma duração total entre 3 e 6 meses e pode incluir múltiplas visitas durante esse período.




É necessário que o projeto seja finalizado no mesmo ano da submissão da candidatura?


Devido ao ciclo orçamental, todas as atividades devem estar concluídas e todos os fundos devem ser gastos até ao final do ano. Para a edição de 2021, os fundos podem ser gastos até dezembro de 2021.




Para que áreas de investigação é este fundo destinado?


O Bilateral Research Fund não foi criado tendo em vista uma área do conhecimento específica. Encorajamos candidatos de todas as áreas científicas a submeter o seu projeto!




A quem devo dirigir-me para clarificar as minhas dúvidas sobre o processo de candidatura?


Se possuir quaisquer dúvidas sobre o processo de candidatura, pedimos gentilmente que envie um email para cc@parsuk.pt. A nossa equipa fará os possíveis para entrar em contacto consigo assim que possível!




Quem se pode candidatar ao Bilateral Research Fund?


As candidaturas podem ser submetidas por investigadores sediados no Reino Unido ou em Portugal. O Candidato Principal deverá ser um investigador em início de carreira sediado num instituto de investigação em Portugal ou no Reino Unido. O Candidato Principal deve possuir o grau de doutor e não deve possuir ainda uma posição académica permanente (por exemplo, Professor Auxiliar). Contudo, deverá existir um contrato com a instituição de origem que exceda o tempo total de execução do projeto. Cada candidatura deve incluir pelo menos um Co Investigador baseado no país parceiro. O Co Investigador pode ser um membro permanente do corpo da instituição/instituto de investigação, não tendo de cumprir o requisito de estar em início de carreira. Podem ser incluídos na candidatura várias Co Investigadores de ambos os países e de diferentes instituições. Estimulamos especialmente a existência de candidaturas que que incluam projetos com o envolvimento ativo de investigadores em início de carreira (por exemplo, estudantes de Doutoramento e investigadores de Pós-Doutoramento).




Posso candidatar-me enquanto estudante de Doutoramento?


Se pretende assumir a posição de Candidato Principal, deverá possuir obrigatoriamente o grau de doutor. Se é atualmente estudante de Doutoramento poderá integrar o projeto como Co Investigador. Estimulamos especialmente a existência de candidaturas que que incluam projetos com o envolvimento ativo de investigadores em início de carreira (por exemplo, estudantes de Doutoramento e investigadores de Pós-Doutoramento).




Devo possuir nacionalidade portuguesa ou britânica para me candidatar?


A nacionalidade dos investigadores não é um requisito. Os candidatos devem integrar instituições sediadas em Portugal ou no Reino Unido.




Há limite de participantes a integrar o projeto?


Cada candidatura deve incluir pelo menos um Candidato Principal e um Co Investigador que esteja sediado no país parceiro. Por exemplo, se o Candidato Principal estiver sediado num instituto de investigação do Reino Único, o CO 13 Investigado deve estar obrigatoriamente sediado num instituto Português, e viceversa. Vários Co Investigadores de ambos os países e de diferentes instituições podem ser incluídos na candidatura.




Quem pode ser ocupar o lugar de Candidato Principal do projeto?


O Candidato Principal deverá ser um investigador em início de carreira sediado num instituto de investigação em Portugal ou no Reino Unido. O Candidato Principal deve possuir o grau de doutor e não deve possuir ainda uma posição académica permanente (por exemplo, Professor Auxiliar). Contudo, deverá existir um contrato com a instituição de origem que exceda o tempo total de execução do projeto.




Se já tiver realizado uma candidatura ao BRF em outra edição posso voltar a candidatar-me?


O facto de já se ter candidatado ao Bilateral Research Fund em outra edição não é uma condição eliminatória. Temos todo o gosto em receber a sua candidatura!




Se já tiver realizado uma candidatura a outra bolsa PARSUK posso candidatar-me ao BRF?


O facto de já se ter candidatado a outras iniciativas não tem implicações na sua candidatura ao Bilateral Research Fund. Temos todo o gosto em receber a sua candidatura!




Quando me posso candidatar?


As candidaturas para a edição de 2021 estão abertas até às 17 horas do dia 1 de março de 2021. A candidatura deve ser submetida eletronicamente ao Comité de Avaliação do Fundo através do link https://parsuk.pt/brf.




Quantas chamadas existem por ano para o BRF?


Está estipulada uma chamada por ano para o Bilateral Research Fund. Pode consultar outras iniciativas promovidas pela PARSUK aqui: https://www.parsuk.pt/bolsas.




Onde posso encontrar o formulário de candidatura?


A candidatura deve ser submetida através do formulário disponível no nosso website. Por favor siga o link: https://www.parsuk.pt/brf.




Em que língua devo submeter a candidatura?


Todas as candidaturas devem ser submetidas em Inglês.




A quem devo pedir para assinar a carta de apoio institucional?


A candidatura deve ser aprovada por ambas as instituições (onde o Candidato Principal e Co Investigador se encontram sediados) antes da submissão. Ambas as cartas devem ser escritas pela pessoa que pode confirmar que os candidatos possuem apoio institucional para desenvolver o projeto.




Existe algum documento modelo para a carta de apoio institucional?


Não existe nenhum modelo para a carta de apoio institucional. As duas cartas devem ser escritas em papel timbrado e assinadas (digitalmente) por quem possa confirmar que o proponente possui apoio institucional para a realização do projeto.




Quem vai avaliar a minha candidatura?


O Fundo é gerido pelo Conselho Científico da PARSUK e os projetos serão avaliados pelos seus membros. O Conselho Científico da PARSUK foi formado em 2019 com o objetivo de reforçar a diplomacia científica nas relações bilaterais entre Portugal e o Reino Unido ao nível da investigação, inovação, desenvolvimento e cultura científica. Pode saber mais e conhecer os seus membros no nosso website. Por favor siga o link: https://www.parsuk.pt/cc.




Quando são divulgados os resultados?


Para a edição de 2021 prevemos divulgar os resultados até 30 de abril de 2021.




Após a divulgação dos resultados posso pedir uma revisão da minha candidatura?


Se desejar qualquer esclarecimento após a divulgação dos resultados pedimos que entre em contacto connosco. Teremos todo o gosto em clarificar qualquer questão que possa ter.





Gerais

O que é a PARSUK?


A PARSUK – Portuguese Association of Researchers and Students in the United Kingdom – é uma associação independente, sem fins lucrativos ou afiliação política. A PARSUK foi criada a 20 de Março de 2008 para promover a comunicação na comunidade Portuguesa de investigadores e estudantes no Reino Unido.




A PARSUK possui sede física onde me possa deslocar presencialmente?


A PARSUK não possui nenhuma sede física para o receber. Contudo, temos todo o gosto em providenciar apoio online. Por favor não hesite em contactar-nos por email (info@parsuk.pt).




Como posso tornar-me membro da PARSUK?


A adesão é gratuita! Por favor inscreva-se aqui: https://www.parsuk.pt/comunidade




Como posso contactar a PARSUK?


Se gostaria de entrar em contacto connosco, por favor preencha o formulário de contacto no nosso website: https://www.parsuk.pt/contacto. Pode também enviar diretamente um email para info@parsuk.pt. Se tiver questões específicas relacionadas com algum dos tópicas em baixo apresentados, por favor use o email de contacto respetivo: Parcerias – parcerias@parsuk.pt Eventos – eventos@parsuk.pt Bolsas – bolsas@parsuk.pt





Iniciativa Xperience

Como serão publicitados os projectos aos estudantes?


Os resultados serao partilhados pela rede de contactos da PARSUK. Isto inclui reitorias, associacoes de estudantes e as nossas redes sociais.




Que estudantes se podem candidatar?


Os alunos elegíveis têm de ser estudantes de último ano do 1º ou 2º ciclo do Ensino Superior matriculados em instituições portuguesas ou ter concluído um desses ciclos em menos de 1 ano. Se estiveres nesta situação então podes te candidatar.




Como te podes candidatar?


Para te candidatares tens de preencher o formulário que está disponível no nosso website e apresentar a documentação necessária.




Como é feita a seleção dos estudantes?


A selecção dos estudantes é feita pela Comissão de Organização e Acompanhamento (COA), constituída por membros da Comissão Executiva (CE) da PARSUK com base no mérito individual de cada Bolseiro, em função de uma seriação segundo os seguintes critérios: Carta de motivação do candidato; Curriculum vitae; Carta de recomendação; Atividades extracurriculares; Experiência no estrangeiro.




Quais são os critérios de elegibilidade dos estudantes?


Os critérios de elegibilidade incluem:

- Preenchimento do formulário online em língua inglesa

- Submissão dos documentos necessários (Curriculum vitae (máximo 2 páginas) , Tabela com as classificações obtidas nas unidades curriculares concluídas até à data de abertura da candidatura; Carta de recomendação acadêmica; Declaração de honra)

- Ser membro associado da PARSUK

- Ser estudantes de último ano do 1º ou 2º ciclo do Ensino Superior matriculados em instituições portuguesas ou ter concluído um desses ciclos em menos de 1 ano.

- Os estudantes deverão ter média ponderada igual ou superior a 13 (treze) valores no ciclo de estudos concluído. Caso o candidato não tenha ainda concluído o ciclo de estudos em que está matriculado, será considerada a média ponderada das unidades curriculares concluídas até à data de abertura do concurso.




O que é a declaração de honra?


A declaração de honra é um documento onde o candidato declara que a informação que submeteu é correta e verdadeira e que preenche os requisitos mencionados no regulamento e assina (por exemplo, que é aluno de último ano de licenciatura ou mestrado, as classificações estão corretas, etc).




O que é a Carta de recomendação acadêmica?


A carta de recomendação acadêmica pode ser feita por um Docente da tua Universidade ou alguém com quem fizeste estágio que te possa recomendar e dizer o porquê de tu ires beneficiar deste estágio.




Qual é a duração do estágio/projecto?


O programa tem a duração de 4 semanas.




Como e onde procurar alojamento?


A PARSUK e o Orientador do projeto podem te ajudar com isto. Algumas universidades têm alojamento local, alguns dos nossos membros podem estar à procura de alguém para dividir casa. Podes encontrar mais informação no nosso guia de estudantes aqui: https://www.parsuk.pt/ofertas




Que média curricular uso?


Deves submeter a classificação referente às unidades curriculares concluídas até a data de candidatura. Sugerimos tambem incluires essa informação na Carta de honra. A média pode ser arredondada.




Posso me candidatar a mais do que um Projecto?


Só te podes candidatar a um dos Projectos disponiveis.




Estas bolsas cobrem a 100% as despesas dos bolseiros?


As bolsas são de 1500 euros para os bolseiros que pode ser usado para despesas de subsistência (alojamento, comida, etc).




É necessário um certificado de nível de inglês para proceder com a candidatura?


Não é necessário certificado de inglês para a candidatura.




Há um período específico para os estágios se realizarem?


O período de realização do estágio, caso sejas selecionado (a), terá de ser acordado com o Orientador e o Bolseiro. Idealmente deverão ocorrer no Verão e entre Junho e Setembro.




Existe algum preço associado à candidatura?


Não há nenhum preço associado a candidatura das bolsas Xperience.




Tenho de ser membro PARSUK para me candidatar?


Sim, os estudantes têm de ser membros Associados PARSUK. Podes te registar no nosso site, aqui: https://www.parsuk.pt/





Questões mais frequentes