top of page
  • Foto do escritorPARSUK

GraPE: Carreiras em Movimento


Num formato completamente online, a edição de 2022 do Fórum de Graduados Portugueses no Estrangeiro (GraPE) decorre este sábado, dia 26 de fevereiro, das 14h às 16h45.


A inscrição é totalmente gratuita e pode realizá-la aqui.


"Carreiras em movimento" conta com 4 sessões: "Trabalho Remoto e Híbrido", "Transição de Carreira em Ciência", "Mobilidade e Globalidade" e "Progressão: Ensino e Formação". O Fórum tem ainda uma mesa redonda sobre o regresso a Portugal.


Este evento anual reúne a diáspora qualificada portuguesa, com o intuito de partilhar experiências profissionais e debater questões cruciais sobre o futuro do país.



"Trabalho Remoto & Híbrido"


A primeira sessão conta com a moderação de Viviana Silva, num debate composto por Hugo Gonçalves, Francisco Almada Lobo e Carlos Pais Correia.


"Trabalho Remoto e Híbrido" traz um mar de oportunidades e benefícios para os profissionais e para as empresas. Mas quais são os desafios inerentes e como lidar com eles? Quais os fatores de sucesso e que lições aprendemos? Será possível redefinir novas formas de trabalho e estrutura das organizações para encontrar um equilíbrio entre a colaboração presencial e virtual? Que competências devem ter os líderes e que qualificações devem garantir aos seus colaboradores?





"Transição de Carreira em Ciência"


A segunda sessão é moderada por Leonor Keating e conta com a presença dos oradores David Silva, Isabel Ramos e Miguel Lopes.


A Transição de Carreira em Ciência é um desafio recorrente na carreira, especialmente depois do doutoramento, onde as possibilidades de carreira parecem ao mesmo tempo desconhecidas e infinitas. Nesta sessão, vamos falar com os nossos convidados sobre como os doutorados se podem preparar para o futuro, quais os maiores desafios a ter em conta, o que estão as empresas à espera de um doutorado e como é que as universidades e empresas podem facilitar transições de carreira.



"Mobilidade & Globalidade"


Joana Campos vai moderar a conversa com Pedro Gonçalves, Ana Raquel Moreira, Danilo Andrade de Jesus e Margarida Costa.


Os participantes da sessão "Mobilidade e Globalidade" já correram mundo. Ultrapassaram desafios com que todos aqueles que decidem mudar-se para o estrangeiro, sozinhos ou com família, se deparam.



"Progressão: Ensino & Formação"

Nesta sessão, a conversa entre Liliana Duarte, Sónia Luis, Tiago Neves e Maria do Carmo Vasconcelos será moderada por Ana Godinho.


O ensino é o ponto de partida, mas é a formação que pode definir a carreira. Os participantes desta sessão, com experiências de ensino diferentes, querem debater qual a importância da formação para a progressão enquanto profissionais. Ao longo das suas carreiras foram desafiados a mudar e querem partilhar nesta mesa-redonda os desafios, expectativas e realidades associadas a essas mudanças.



"Regresso a Portugal"

Sílvia Curado e Inês Godet vão moderar a conversa com Paulo Ferreira, Joana Maria, Nuno Morais e Maria João Amorim. Queremos regressar a Portugal? Que desafios nos esperam? Que oportunidades existem? Portugal espera por nós? O que esperamos nós de Portugal? Algumas das questão que vão ser respondidas.




O Fórum GraPE nasceu em 2012, por iniciativa da PARSUK (Reino Unido) e da PAPS (Estados Unidos da América e Canadá), às quais se juntaram mais tarde a AGRAFr (França), a ASPPA (Alemanha), a APEI-benelux (Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo), a SPOT Nordic (Dinamarca, Suécia e Noruega) e AGRAPS (Suíça).



26 visualizações0 comentário
bottom of page